GRUPO UM
Biografias

Biografias resumidas de Lelo Nazario, Zé Eduardo Nazario, Mauro Senise, Felix Wagner e Frank Herzberg, integrantes da formação atual do grupo.



Lelo Nazario | compositor, pianista, produtor

Um dos mais respeitados músicos da atualidade, Lelo é criador de uma obra original baseada em uma singular fusão de linguagens de vanguarda e formas tradicionais.

Criou o Grupo Um e tocou com Hermeto Pascoal e Pau Brasil. Formou o Symetric Ensemble, o Duo Nazario, o trio Percussônica. Fundou o Utopia Studio e lançou cinco álbuns solo, além de muitos outros com seus grupos. Recebeu prêmio de melhor trilha pelo filme Hans Staden (com Marlui Miranda) no Festival de Cinema de Brasília. Em 2007 e 2008, foi considerado um dos cinco melhores músicos do ano e, em 2014, o melhor tecladista pela Annual Jazz Station Poll – The Best Jazz.

Sua música, que inclui peças para piano, orquestra e conjuntos de diferentes formações, assim como música eletroacústica e trilhas para teatro, dança e cinema, tem sido apresentada em concertos e festivais no Brasil e no exterior.

Mais informações


Zé Eduardo Nazario | baterista, percussionista

Considerado um dos mais talentosos e importantes bateristas do país, Zé Eduardo trabalha ativamente no cenário musical brasileiro e internacional, atuando em gravações e concertos e ministrando cursos e workshops.

Integrou os grupos de Hermeto Pascoal e de Egberto Gismonti. Formou o Grupo Um, o Duo Nazario, o trio Percussônica. Com o Pau Brasil, gravou Babel, CD que recebeu o Prêmio Sharp de Melhor Grupo Instrumental e indicação ao Grammy na categoria Jazz. Participou de inúmeros discos.

Em cinquenta anos de carreira, tocou ao lado de grandes nomes como Milton Nascimento, John McLaughlin, Joe Zawinul e Meeta Ravindra. Com John Stein, gravou quatro CDs produzidos nos Estados Unidos. Lançou os álbuns solo Poema da Gota Serena (1982) e ZEN (1998).

Mais informações


Mauro Senise | flautista, saxofonista

Um dos mais brilhantes instrumentistas brasileiros, Mauro tocou com mestres como Hermeto Pascoal, Egberto Gismonti, Wagner Tiso e Luis Eça. Gravou também com todos os grandes nomes da MPB, integrou vários grupos instrumentais e mantém uma bem-sucedida carreira solo.

Estudou flauta clássica com Odette Ernest Dias e sax com Paulo Moura. Ganhou muitos prêmios, excursionou por toda a Europa e lançou inúmeros CDs, atuando nos campos erudito e popular. Seu disco Lua Cheia foi indicado para o Grammy Latino de 2009 na categoria Melhor CD Instrumental.

Integrou o Grupo Um, o Alquimia e o Rio Jazz Orquestra. Atualmente, integra o Mauro Senise Quarteto, o Quinteto Pixinguinha e o Cama de Gato e mantém um duo com Gilson Peranzzetta. Participa como solista em orquestras e eventos, como o Rio International Cello Encounter.

Mais informações


Felix Wagner | pianista, clarinetista, compositor

Inventivo e talentoso, o músico alemão radicado em São Paulo toca jazz desde os 11 anos de idade, tendo estudado com Amilton Godoy.

Nos anos de 1970 e 1980 participou ativamente da vanguarda paulista, integrando o Grupo Um e o Divina Increnca e tocando com Itamar Assumpção e Tetê Espíndola, entre outros. Foi diretor musical das encenações Mahagonny Songspiel e Teatro do Ornitorrinco canta Brecht e Weill, ambas da companhia Teatro do Ornitorrinco. Mais tarde, na Europa, compôs para big bands, quinteto de saxofones e formações jazzísticas, além de atuar como pianista solo, ganhando o prêmio da cidade de Berlim.

Atualmente, mantém o sexteto Urbanity, projeto de hardbop-samba em São Paulo e Berlim, e leciona piano no Conservatório Musical Souza Lima.


Frank Herzberg | baixista

O músico alemão radicado em São Paulo estudou na Berklee College of Music e tem se tornado uma referência na música erudita e no jazz, seja participando ativamente em gravações como produtor e instrumentista, seja ministrando cursos.

Seus trabalhos orquestrais incluem a Orquestra Mediterrânea, a Banda Sinfônica do Estado de São Paulo e a orquestra Jazz Sinfônica, tendo acompanhado David Liebman, Hermeto Pascoal, Egberto Gismonti e Airto Moreira. Além disso, trabalhou com inúmeros músicos, incluindo Horace Silver, Zé Eduardo Nazario, Bocato, Ithamara Koorax, entre outros.

Mantém o Frank Herzberg Trio e apresenta-se regularmente com o grupo de John Stein, com o Marta Karassawa Quintet e o André Juarez Quarteto.

Mais informações